DICAS PARA ATIRADORES


Dicas para iniciantes no Field Target
By Carlos Wolff
Este texto foi feito para dar dicas para quem não tem experiência em provas de FT (Field Target).  Está pressuposto que o atirador está começando agora, tem ou vai comprar uma arma de mola e não quer fazer grandes investimentos iniciais.
Ou seja, um texto simples a acessível, dentro da realidade de quem está começando na modalidade. Não vai abranger armas do tipo PCP, técnicas como estimativa de distância com lunetas e tabela de clicks de compensação.
O FT tem alguns fatores que tornam a prova mais interessante: As distâncias não são conhecidas, são realizadas em ambiente externo, exposto aos elementos, em especial o vento e a luminosidade variada.

Escolha do calibre
Os calibres comuns são:  4.5 ou 5.5mm.
O calibre 5.5 tem chumbos mais pesados, e por isto possuem mais retenção de energia. O que significa que ao longo da distância, vai perdendo menos velocidade por conta do arrasto aerodinâmico.
No entanto, com a mesma potência, uma arma no calibre 4.5 vai disparar o projétil com mais velocidade.  Afinal a potência é massa x velocidade2.
Exemplo: Digamos duas armas de mola com os mesmos 16J de potência. Em ambas o esforço para armar é praticamente o mesmo, assim como o tranco ao disparar, afinal a potência é a mesma.
No calibre 5.5, com um chumbo de 1,03gramas, ele sairá da arma a 176m/s.
No calibre 4.5, o chumbo equivalente tem 0,547gramas. Ele sairá da arma a 241 m/s
Desta forma, a trajetória fica “mais tensa”, ou seja, existe menos queda com a distância. Como no FT você não sabe a distância dos alvos, se você errar muito esta estimativa, a  compensação  da queda do chumbo será incorreta, e pode errar o alvo.

Exemplificando, veja o gráfico abaixo, ele representa a balística de dois chumbos disparados por armas da mesma potência (16J), com chumbos de 4.5 e 5.5 mm. Em ambos os casos a luneta foi regulada para “zerar” a 35m.


Para acertar um alvo aos 20m, o atirador com arma de calibre 5.5 tem que a apontar “para baixo” 3,6cm, enquanto que no cal. 4.5, apenas 1,3cm. Pode parecer pouco, mas nesta distância se o KZ (Kill Zone – centro do alvo de FT) tiver 2cm, uma correta compensação deve ser feita para não perder o tiro.
No caso de um alvo a 50m, no calibre 5.5, é necessário compensar a queda de 13cm, e no calibre 4,5mm, apenas 7 cm. Se não compensar corretamente pode até errar o “bicho”.
Conclusão:
Ambos os calibres são adequados. No calibre 5.5 existe mais retenção de energia, e no calibre 4.5 precisa compensar menos. Cada um tem vantagens e desvantagens.

Escolha da carabina
No FT, o equipamento é muito exigido:
- Deve ter potência suficiente para desarmar um alvo de FT a 50 metros;
- Deve ter precisão suficiente para por exemplo, acertar um Kill Zone (KZ) de  40mm a 49 metros.

O problema é que precisão e potência nem sempre andam juntos em armas de mola.
Uma arma potente demais tem muito tranco. Tendo muito tranco, fica difícil ter precisão.

No caso, armas que são perfeitas para atirar em alvos de papel a 10m vão sofrer com falta de energia para acertar os alvos mais distantes.
Por outro lado, não adianta ter aquela arma “magnum” que praticamente precisa dos dois braços para armar, que pode ser divertida para atravessar latas a 10m,  mas  não acerta nada depois dos 30m.

Ou seja, é preciso um bom balanço entre potência e precisão.

Conclusão:
Como dizia aquela propaganda de pneus: “Potência não é nada sem controle”.
Mas, se você já tem a sua arma e está feliz com ela, aproveite. Mais tarde você pode ficar mais exigente, então pode usar destas informações para auxiliar na sua escolha.

Escolha da munição:
Costuma-se dizer que “Quem escolhe o chumbo é a arma, não o atirador”.
Então você deve pode escolher os chumbos que a arma mais gosta, dentro do seu orçamento é claro.

O melhor é fazer um teste com a máxima variedade de chumbos que você tiver disponibilidade, para saber quais chumbos sua arma melhor se adapta. Tendo esta relação pronta, você sabe os limites da sua arma, e pode escolher a munição de acordo com seu orçamento.

Algumas dicas para economizar na escolha dos chumbos para seus testes:
Chumbos bons para distâncias maiores normalmente são os de ponta arredondada. Chumbos de ponta chata são muito precisos a 10m, mas tem um coeficiente balístico que não ajuda na precisão depois de uns 25m. Os de ponta bicuda ou com ponta oca, são bons para penetração ou expansão,  mas são ruins em precisão.

Mais uma variável a considerar para deixar os seus testes mais direcionados:
Chumbos muito pesados não irão agrupar bem em armas não tão potentes. Via de regra, em armas de mola, chumbos mais pesados resultam em menos potência, (massa x velocidade2), apesar de parecer o contrário.
Por outro lado, chumbos leves demais em armas magnum são disparados muito mais rápidos (>275m/s) e a turbulência vai atrapalhar a precisão.

Para os testes, devemos isolar ao máximo a variável “atirador” e outros fatores ambientais.
Para isto, escolha uma distância coerente com o seu sistema de mira e qualidade da arma. Se você vai testar com mira aberta, é interessante colocar os alvos de teste numa distância que você tem confiança que consegue visualizar satisfatoriamente. Por exemplo, 15m. Com luneta, pode dobrar esta distância.

Use uma mesa que seja firme e um ponto de apoio confiável,  como uma estativa ou sandbags.

Faça pelo menos 5 tiros no alvo. Não se preocupe se não acertar exatamente onde você está apontando, o que vale  aqui é o agrupamento.

Depois, meça a distância dos dois furos mais distantes um do outro. Meça a partir do centro a centro (C-T-C) dos buracos. Anote este valor para comparar com os outros chumbos.

Repita o teste para cada tipo de chumbo do mesmo jeito. Encontre os chumbos que melhor agruparam e repita o teste até se sentir confiante na consistência dos resultados.

Pronto, você vai ter uma lista mais ou menos assim:
teste a “x” metrosGrupo médio
Field Target Trophy26
Diabolo Baracuda21
JSB Exact21
Crosman Premier leve22
Crosman Premier pesado57
Rifle35
Pro Magnum41
Pro Hunter30

Conclusão: Neste exemplo, podemos concluir que o Pro-Hunter ou Rifle é um chumbo bom o suficiente para treinos, e para a competição o melhor seria o Baracuda ou JSB Exact.
Neste ponto, também sabemos com razoável exatidão os limites de precisão do seu conjunto:  Mira x arma x chumbo.  Ainda vai ser somado nesta fórmula o erro do atirador.

Criação da tabela de compensação
Aqui está uma parte importante do “tema de casa” do atirador de FT. As etapas anteriores são importantes, e servem para qualquer modalidade de tiro.
Se você não souber o quando tem que compensar a cada distância, para onde que você vai apontar?
Para começar, você deve escolher uma distância para zerar a luneta. Ou seja, um ponto de referência para as outras distâncias.
Algumas considerações:
O alvo mais perto fica a 9m, e o mais longe a 50m, você vai ter que escolher uma distância para “zerar a luneta” que fique conveniente para minimizar as compensações.

Vamos analisar usando como exemplo o gráfico abaixo:

O conjunto de miras (aberta ou luneta) aponta para o alvo (esta é a linha de visada), o cano está abaixo dele. Quanto maior esta distância, maior a compensação nos primeiros metros.

Neste exemplo, ao disparar, o projétil sai do cano 5cm abaixo da linha de visada (linha do “0″)
Vai subindo numa parábola até cruzar pela linha de visada (em 9m distância)
Atinge um apogeu em 20m de distância,
Vai caindo em direção ao ponto onde a luneta foi zerada (30m)
Depois segue caindo até a distância máxima (50m)

Com este entendimento, você pode escolher uma determinada distância para zerar a luneta, por exemplo, 30m. Isto vai depender da sua arma e sua estratégia de compensação. Se você deixar a luneta zerada mais próxima, pode ficar mais fácil (menos compensação) nos alvos nesta região. Por outro lado, os alvos mais distantes vão ficar mais difíceis, pelo mesmo motivo.

Como fazer a tabela de compensação:
Faça os tiros apoiado, para eliminar ao máximo a “variável atirador”
Dê vários conjuntos de tiros até ter certeza que a arma está zerada no ponto desejado.
Ponha alvos a distâncias conhecidas, exemplo: 10, 15, 20, 25…
Atire em séries de digamos, 5 tiros,  apontando para o centro dos alvos.
Agora pegue uma régua e meça o centro do grupo efetuado com a distância ao centro do alvo.
Você vai ter uma tabela de compensação semelhante a  esta:
10m – 5mm
15m – 20mm
20m – 25mm
25m – 20mm
30m zero
35m + 25mm

Então na hora de atirar, pelo exemplo acima, quando você estimar que um alvo esta a 15m, deve apontar para baixo (em relação ao centro do KZ), 20mm.
Este método serve para mira aberta e para luneta.

Existem outros métodos para fazer esta compensação:
  • Para cada distância/zoom da luneta v. estima quantos “mil-dots” tem que compensar.
  • E o mais trabalhoso, mas mais sofisticado, é fazer uma tabela de clicks da luneta, seguindo uma lógica semelhante.


Treinamento para FT
Pelas etapas anteriores, você já sabe os limites do seu equipamento (arma – mira – munição), agora vamos conhecer os limites que fazem a diferença, o atirador.

Visada 

Para se lançar um projétil contra um determinado alvo, independente do tipo de equipamento (arma) que se utilize, a técnica é simples: orientar o equipamento (arma) para o alvo e acionar o “gatilho” sem alterar essa orientação. 
 
Para realizar essa tarefa com maior precisão, criou-se o “aparelho de pontaria”, que no nosso caso é composto da alça de mira e da massa de mira. 
 
Alinhar a figura alça e massa, ou seja, montar a figura de visada é muito simples, porém mantê-la alinhada enquanto se aciona o gatilho é uma tarefa mais difícil, e é imprescindível para atingirmos nosso objetivo principal: acertar o centro do alvo. 
 
Cabe lembrar, que é essencial que a sua empunhadura física esteja pronta, de forma que obter o alinhamento alça/massa seja uma tarefa fácil e natural (ver artigo sobre empunhadura). 
 
Também é pré-requisito ter desenvolvido a capacidade de sustentar a arma, na altura de disparo, pelo período necessário à execução do processo. Essa capacidade é obtida através da melhora do preparo físico (geral e especial) e da execução do exercício de posição interior (ver artigo sobre posição). 
 
Portanto, alinhar e principalmente manter da figura de visada, só é possível após o atleta ter adquirido a capacidade de posicionar e manter, o conjunto atirador/arma alinhado com o alvo. Como vimos anteriormente, isso irá requerer: posição exterior correta, posição interior desenvolvida e empunhadura física acertada. 
 
 
Antes de prosseguir, vamos relembrar alguns conceitos sobre a visada: 
 
  1. Linha de Visada é a linha reta que liga o olho do atirador, a alça, a massa e o alvo.
  2. A figura alça/massa deve ser montada posicionando a massa no centro do entalhe da alça (mantendo a mesma quantidade de luz de cada lado da massa) e o topo da massa na mesma linha horizontal (altura) das bordas superiores horizontais da alça.
  3. Zona de Visada é a área branca circular abaixo da zona preta do alvo de precisão, local onde posicionamos a figura alça/massa. O fundo branco facilita o alinhamento, já que tanto a alça quanto a massa são pretas.
  4. Como o nosso aparelho ótico não consegue focar objetos em distâncias diferentes, apenas um dos três objetos deve ser escolhido para ser focado. No caso, a MASSA DE MIRA.
  5. Quem usa lente corretora, deve utilizar um óculos de tiro e uma lente que permita ver a massa de mira bem nítida.
  6. A bola preta do alvo só serve para nos indicar a posição da zona de visada, e nunca, em momento algum, devemos focar o alvo.
  7. Manter, durante todo o processo do disparo, a figura da alça/massa alinhada dentro da zona de visada, garante um agrupamento de impactos no alvo proporcional à amplitude do seu arco de movimento, desde que não cometa erros de acionamento.

Visto isso, vou arriscar um palpite: 99 % dos atiradores que estão lendo esse artigo iniciaram atirando em um alvo normal, tiro real, tentando montar a figura de visada com três elementos, alça/massa/alvo, e acionando o gatilho no momento em que os três objetos se alinhavam. Vou arriscar outro palpite: 90 % continua “tentando” atirar assim. 
 
Essa pequena diferença, do que compõe a figura de visada, “alça/massa” ou “alça/massa/alvo”, determina ter ou não sucesso como atleta do tiro esportivo. Tentar incluir o alvo na figura é o grande erro da maioria dos atiradores.  
 
A razão é simples: ninguém, mesmo o mais treinado dos atiradores, possui um arco de movimento de amplitude zero. Portanto, obter essa figura por um instante é possível, porém, mantê-la durante o tempo necessário para a execução do disparo é impossível. É impossível e desnecessário. 
 
Nossa tarefa, por conseguinte, ficou mais simples: basta manter a figura alça/massa alinhada, dentro da zona de visada, antes, durante e depois do disparo. Conseguindo isso, a amplitude do seu arco de movimento e a qualidade do seu acionamento determinam o tamanho do seu agrupamento no alvo. 
 
Vamos analisar então, quais são os requisitos para se cumprir essa tarefa e que exercícios devemos fazer para melhorar nossa capacidade de realizá-la. 
 
Em primeiro lugar, temos que desenvolver o hábito de eliminar a figura alvo da nossa “visada”. Isso é obtido de forma muito simples: usando alvo branco e/ou parede branca para treinar o fundamento visada, e sempre com tiro em seco. O tiro real mascara cerca de 40% dos erros do atirador, a maioria ocorridos nos últimos 0,4 segundos que antecedem a saída do projétil pela boca do cano. 
 
Em segundo lugar, temos que acreditar que, mantendo a alça/massa alinhadas, independente da amplitude do nosso arco de movimento, obteremos o nosso melhor agrupamento, desde que o processo ocorra dentro do nosso tempo ideal de disparo. Isso irá requerer uma sincronia perfeita das ações do disparo, ou seja, sincronizar a execução dos fundamentos do processo do disparo. 
 
Em terceiro lugar, entender que a tarefa só termina um “instante” após completado o acionamento, e que durante todo o tempo de execução do processo temos que manter nossa “atitude de disparo”, ou seja, posição, empunhadura e atenção no alinhamento alça/massa. O disparo deve ser sempre uma surpresa para o atirador.   
 
Os exercícios sugeridos são: 
 
1º Exercício: levar a arma para a zona de visada, sem “armar” o mecanismo de disparo, e enquanto o arco de movimento estabiliza e durante mais alguns segundos (+/- 10 seg), apertar e soltar a tecla do gatilho, observando e trabalhando para que essa ação não altere o alinhamento alça/massa. Se a sua empunhadura física e técnica estiver correta, e a flexão do dedo indicador estiver sendo feita de forma independente dos demais músculos da mão, a figura de visada permanecerá alinhada durante o exercício. 
 
2º Exercício: tiro em seco no alvo e/ou parede branca,  executando o disparo em seco com a atenção dividida entre a execução correta do acionamento (ver artigo sobre o acionamento) e a manutenção do alinhamento da figura alça/massa, dentro da zona de visada (quando em alvo branco). 
 
3º Exercício: idem ao 2º , mas com 100% da atenção na figura alça/massa alinhada dentro da zona de visada (quando em alvo branco). A tarefa é: executar o disparo sem perder em momento algum a atenção no alinhamento da alça/massa e o foco na massa. 
 
Essa seqüência de exercícios deve ser feita após os exercícios de posição (exterior e interior) e de acionamento.

29 comentários:

  1. Este artigo é fantástico, copiei-o para meus favoritos.

    Só tenho uma correção a fazer: Joules é uma medida para a ENERGIA cinética do projétil (e NÃO Potencia).

    Obs: Potência tem como unidade J/s, isto é, é a variação da Energia no tempo.

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber sobre as hatsan 125 4.5 e 5.5 se saõ boas armas fico na duvida cbc nitro ou as hatsan na verdade gostaria mesmo de um rifle22 uma vez que entendi que ele gera muito mais energia [ joule] comparado as armas de ar comprimido ,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estamos buscando informações breve entraremos em contato.

      Excluir
    2. 1° - Você precisa decidir para qual finalidade a arma será empregada.
      2° - Para ter um Rifle 22 você precisa estar associado a um clube de tiro a mais de dois anos e ter CR de acordo com as leis brasileiras.
      Eu particularmente prefiro a Hatsan 125 ela consegue ser mais precisa original com mola do que as CBC mesmo com GR.
      Visando potência aliada a uma boa precisão adquirir duas PCP,s não tem nada igual serve para qualquer modalidade, pois posso aumentar a potência e diminuir quando eu quiser.
      Se quiser uma arma com boa precisão para várias modalidades vai de Gamo CFX Royal 5.5 com um GR de 45 ou 50 kg com pistão aliviado da ELITE, bucha PU e gatilho ELITE ficam melhor ainda. Arma ótima para prática de FT e BR.
      Gamo CF30 4.5 com GR de 40 ou 45 ELITE e gatilho ELITE para prova de BR.
      Ou se tiver condições financeiras e facilidade de recarga de cilindro na sua cidade ou uma bomba de recarga manual compre uma PCP Air Arms S510 5.5 EXTRA FAC arma muitíssimo precisa, tem varias regulagem de potência para adaptar a modalidade escolhida.
      As opções são infinitas basta definir para que e quanto disponha para gastar.
      Abraços.

      Excluir
    3. Boa noite Gilson,
      Olha, de acordo com a legislação brasileira, para comprar e registrar armas de calibre permitido ( .38 SPL, .380 ACP, .32 ACP, .44 ( só permitido para armas longas), espingardas até cal. 12 Gauge e .22 em suas versões Short e LR) Não é preciso ser associado em clubes de tiro, em tese será apenas necessário preencher os requisitos constantes na lei 10.826 ( famigerado estatuto do desarmamento) o que dificulta mesmo é a burocracia e má vontade por parte das autoridades para que o cidadão adquira uma arma de fogo. Realmente isso... Quando dá certo... Pode levar anos!!!

      Excluir
    4. Claudio a informação do Gilson estão corretas "2° - Para ter um Rifle 22 você precisa estar associado a um clube de tiro a mais de dois anos e ter CR de acordo com as leis brasileiras." pois estamos falando de
      arma de fogo para competição, as armas de fogo com compra autorizada pela PF, são armas para defesa, e não podem participar de provas de forma alguma, só podem ficar dentro da casa do proprietário.

      Excluir
  3. Cícero bom dia você tem um link para baixar alvos tentei e não consegui se você tiver outro link ou eles me manda. j.sousa28@hotmail.com obrigado Ronaldo

    Muito bom seu blog parabéns.

    ResponderExcluir
  4. QUERO PARTICIPAR DE MIRA ABERTA A 10 METROS. QUAL CARABINA E A MAIS INDICADA ATE R$2.000,00?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem a COMETA 400 FENIX e a HW 30 WEIRAUCH são as tops e a HUNTER 440 tunada pela EXTREME AIRGUNS

      Excluir
  5. Estou planejando adquirir um carabina de pressão e tem um tempo que estou olhando. Me interessei pela NItro-X 1000 5.5 mas tem muita gente dizendo que não é boa, que tem um tranco muito forte, o que prejudica a precisão. Gostaria de uma opinião sua: quero uma carabina que eu possa dar tiros em alvos a distâncias maiores sem perder a precisão mas também possa usar em distâncias menores. Falando nisso, qual o alcance dos tiros dessas carabinas?
    Andei lendo sobre a GAMO e só vi coisas positivas. Achei a GAMO Socom Tactical 5,5 e a GAMO Whisper 5,5 boas opções também.
    O que me diz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrick, as carabinas da marca Gamo estão com muito plastico em sua fabricação, tem marcas bem melhores que elas. As CBC Nitro-"X" são boas para cansar o atirador e furar latas mas vc não acertará uma moeda a 20 metros, coisa corriqueira de se fazer com uma HW30 ou HW50.

      Excluir
  6. boa noite! Muito boas suas dicas! Mas estou em um dilema terrível! Estou tentando escolher entre duas carabinas da Hatsan. Estou na duvida entre a HT 80 e a HT 125 sniper, ambas com GAS RAM. Só atirei ate hoje com a ht 80 e gostei da força, alem do que ela tem pouca vibração na hora do disparo. Agora, queria muito a opinião sobre se é aconselhável gastar 1900 reais na ht 125 e se ela tem a precisão que eu tanto quero. Ja assisti videos de pessoas acertado latinhas a 100, 110 metros sem problemas, mas pode ser um pouco de sorte ou um atirador muito bom. muito obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Pergunto se tem informações sobre a carabina Gamo Whisper 5,5 IGT.

    Obrigado,

    Itamar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde
      Tive esta carabina wisper IGT e recomendo carabina muito boa e precisa, a velocidade do tiro podia ser melhor, mas pra tiro ao alvo é excelente
      Vanderlei 4588352179

      Excluir
  8. Prezados, estou pensando em comprar a Carabina de Pressão Cometa Fusion Premier Black 5.5mm, gostaria de saber se esta carabina de pressão é boa para participar de campeonatos. Obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite pessoal meu nome e Müller e tenho uma CBC monte negro 5.5 standard as uns 3 anos mais ou menos e sempre tive uma dificuldade em zerar a mira dela que sempre puxava para a direita, para baixo mas eu tinha todos o cálculos de diferença de acordo com as distancias que eu fui anotando eu conseguia der um bor acerto fazendo as compensações , ja tive outras 4.5 e 5.5 tbm e tenho uma otima experiencia de tiro, sou reservista e tenho o curso de caçador, so essa danada sempre foi teimosa, bom mas agora ele precisa de uma manutenção mais severa pelo tempo de uso e eu estou pensando em otimizar ele com gás ram e uma mira óptica, e minha pergunta e a seguinte compeça fazer isto ou compra outra compensaria mais? aguardo opinião de todos e um grande abraço

    tecnico_muller@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. alguém já tentou colocar bala calibre .22 numa dine black? o q pode acontecer ela dispara ou tem que fazer alg adaptação?

    ResponderExcluir
  11. Boas, em primeiro lugar parabéns pelo blog, em segundo gostaria de saber se é normal que as carabinas agrupem bem nos primeiro tiros.
    Hoje chegou a minha Cometa fusion GP 4,5 (.177) e posso dizer que estou um pouco desiludido, dei cerca de 60/70 tiros com arma apoiada e alvos a 18 mts mas os agrupamentos não ficaram minimamente aceitáveis, será que é por a arma ser nova?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas, estou a ficar mais animado, após uns 150 tiros, as coisas começam a compor-se e a Fusion começa a revelar-se como arma muito precisa espero que daqui a mais uns 150 tiros mostre todo o potencial.

      Excluir
  12. Bom dia !

    Tá de parabéns com a iniciativa muitas dicas boas, isso faz com que mais pessoas se apaixone por esse esporte maravilhoso !

    Att.Geci Rocha(casa das armas)

    ResponderExcluir
  13. Boa noite em primeiro lugar parabens pelas dicas e por todo conteudo do grupo
    tenho uma pergunta de ajudo tenho sou iniciante e amante deste esporte possuo uma cfr gamo 5.5 com
    gas 40 mas estou com dificuldade na escolha do tipo de chubinho pois ja testei gamo maxmo e rosdi pilao e rifre tenho acertado mas com o tipo rifre vcs tem alguma dica de ajuda para escolher o
    mas adequado estou no aguardo amo esse esporte grato

    ResponderExcluir
  14. Boa noite em primeiro lugar parabens pelas dicas e por todo conteudo do grupo
    tenho uma pergunta de ajudo tenho sou iniciante e amante deste esporte possuo uma cfr gamo 5.5 com
    gas 40 mas estou com dificuldade na escolha do tipo de chubinho pois ja testei gamo maxmo e rosdi pilao e rifre tenho acertado mas com o tipo rifre vcs tem alguma dica de ajuda para escolher o
    mas adequado estou no aguardo amo esse esporte grato

    ResponderExcluir
  15. Boas dicas galera!!eu tenho um rifle cbc 7022 calibre 22 (R$1200,00), para podermairaos adquiri-la precisamos ter:fixa limpa nas delegacias,curso de tiro + prova teórica (R$90,00) ,passar por um teste psicológico por alguma entidade credenciada pela policia federal(psicologo) (R$200,00).Sua arma sairá registrada em seu nome, servira para proteção de sua residencia ou empresa em seu nome(trabalho), para que ela possa competir, vc terá que tirar a CR(certificado de registro R$1500,00) e associar-se a um clube de tiro.A cr e muito burocrática já tem 1 ano e meio que dei entrada na minha e não saiu ainda.

    ResponderExcluir
  16. Olá pessoal eu tenho uma cbc f22 nitro 1000 5.5 mm mais eu estou com um problema de qual luneta eu devo comprar
    Eu já comprei 2 lunetas mais não suporta o impacto se alguém pudesse min ajuda eu agradeceria muinto.

    ResponderExcluir
  17. Olá pessoal eu tenho uma cbc f22 nitro 1000 5.5 mm mais eu estou com um problema de qual luneta eu devo comprar
    Eu já comprei 2 lunetas mais não suporta o impacto se alguém pudesse min ajuda eu agradeceria muinto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada de lunetas.. Use mira holográficas red dot.. A cada 100 disparos verifique o aperto dos parafusos da arma..

      Excluir
  18. Feras tenho uma Rossi plus 5.5 acabei de montar so que fui testar e não esta atirindo oque pode ser..Obrigado pela atenção...

    ResponderExcluir
  19. O cara copiou o artigo inteiro do site Armas no Brasil, do amigo Oliveiros, e nem deu os créditos a ele. Que bloguezinho fajuto.

    ResponderExcluir

Marcadores